Karatedō
Ni Sente Nashi!
押忍 Osu!
Home » , » Ojigi (お辞儀): A Saudação japonesa

Ojigi (お辞儀): A Saudação japonesa

Written By Marcelo Jesus on segunda-feira, 4 de dezembro de 2017 | 22:16




No Japão a forma de se cumprimentar alguém, principalmente quando acaba de conhecer uma pessoa é o Ojigi (お辞儀), que significa literalmente "arco", ou Rei (礼), que significa "cumprimento". Ele não serve apenas para cumprimentos e despedidas, mas também para pedir desculpas.
Ela demonstra humildade e respeito à pessoa que lhe está sendo apresentada. 
O ato de se inclinar para o japonês pode apenas significar um simples “oi”, como também uma súpl...ica ou pedido de desculpas, ou um ato de reverência e profundo respeito.
Sendo o Japão um país que adora hierarquia, é aqui na reverência que ela começa. Durante o Ojigi, a pessoa hierarquicamente superior é apresentada à inferior. E a pessoa de hierarquia inferior ao cumprimentar deverá realizar a inclinação olhando para baixo, nunca olhando diretamente nos olhos do superior. O superior irá se inclinar também, mas não tanto quanto o inferior e olhar para frente. Japoneses não tem o costume de olhar nos olhos de outras pessoas isso é considerado rude.

O que é preciso observar para fazer um Ojigi numa saudação em pé (ritsurei - 立礼) de forma correta:



1 - Juntar os pés. A mulher deve uni-los desde os calcanhares até as pontas. Já o homem pode manter uma abertura de 60 graus nas pontas ou deixar os pés separados paralelamente.
2 - Ao fazer a reverência, deve-se dobrar o corpo a partir da cintura. A coluna deve ser mantida reta.
3 - Manter o rosto reto, com o queixo recuado. Não se deve olhar para o reverenciado. O foco de visão tem de ser o próprio corpo.

Conforme a inclinação, o Ojigi tem um significado diferente, quanto menos inclinar, menos formal, quanto mais inclinar, mais formalidade significará.
Diferença ângulos de curvatura e posição das mãos por gênero
Não existe diferença na curvatura entre homens e mulheres, os graus são os mesmos, no entanto, a postura dos braços e das mãos tem colocação diferente para ambos. Os homens cumprimentam com os braços completamente estendidos e juntos a lateral do corpo. Já as mulheres colocam os braços para frente, com as mãos juntas na frente do corpo.


Formas de cumprimentar:

- Eshaku: Tem inclinação de 15 graus e é praticado o tempo todo. Não é uma demonstração de respeito ou afeição, mas apenas de cordialidade. Serve, por exemplo, para agradecer ao sair de um restaurante.
- Keirei: Esta é a saudação padrão, usada para cumprimentar os amigos e familiares. Ao se encontrar ou se despedir, as pessoas sempre inclinam o tronco em 30 graus.
- Saikeirei: Feita como prova de respeito à hierarquia, exige uma inclinação de 45 graus. Até o fim da Segunda Guerra Mundial, era utilizada para louvar o imperador. Fazia-se a reverência até para quadros com imagens do monarca.




Fonte:
ENVIE

About Marcelo Jesus

Estudioso de história, entusiasta do Karatedō, começou a treinar em 1978 Karate Shorin Ryu com o Prof. Sergio Pinto no Centro Social Urbano (CSU) da Cidade de Deus. Fala fluentemente o idioma inglês e já atuou no exterior como tradutor/intérprete. Após uma pausa voltou aos treinos já no Shotokan Ryu, que continua até hoje. Atualmente ministra seus treinos na Escola União Artes Marciais no Recreio dos Bandeirantes - Rio de Janeiro.

0 comentários :

Postar um comentário